sábado, 27 de fevereiro de 2010

Henrique, O Batalhador!

O prefeito de Goianésia, Otávio Lage, recebeu o Henrique e a mim amavelmente. A resposta, no entanto, foi negativa à solicitação do jovem médico Henrique Santillo, que procurava ingressar-se nos quadros da saúde municipal como pediatra.

Henrique Santillo, formado em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, retornou a Anápolis no final de 1963. Já casado com Sônia e pai de duas filhas, Elydia e Sônia, instalou seu consultório na parte superior do edifício Glória, na Avenida Goiás, pertencente ao amigo Waldir de Carvalho.

No inicio de suas atividades como médico pediatra, Henrique encontrou as dificuldades naturais, aquelas enfrentadas por todos os iniciantes. Em busca de um campo mais propício, ficou sabendo que em Goianésia o prefeito revolucionava a administração municipal e seu crescimento populacional era maior que o das demais cidades goianas. Fomos a Goianésia por estrada de chão, aliás, não havia asfalto nem no trecho Anápolis Jaraguá, pela BR-l53.

Era início de março de l964.

Chegamos à residência do prefeito Otávio Lage de Siqueira, em frente à principal praça da cidade. No instante em que fomos autorizados a entrar, o prefeito conversava com seu colega prefeito da cidade de Ceres, acertando detalhes para a visita que Ary Demóstenes de Almeida, Secretário de Governo de Mauro Borges faria a Ceres num encontro com prefeitos do Vale do São Patrício. Ary se preparava para concorrer à eleição que elegeria o substituto de Mauro Borges no ano seguinte. O prefeito Otavio Lage, mesmo sendo da UDN, tinha preferência em apoiar Ary Demóstenes, assim como a maioria dos prefeitos da região, mesmo sendo ele Secretário de Mauro Borges.

Quando Otávio nos recebeu e ouviu o motivo da nossa presença ali, disse-nos que a área de saúde do município contava com dois pediatras, Roberto, de Anápolis e Arturo, de origem peruana, bastante querido da população. Não havia necessidade de mais médicos nos quadros da saúde municipal.

Henrique compreendeu a situação e retornamos à Anápolis.

Em pouco tempo, pela sua dedicação e capacidade profissional, passou a atender no Hospital São Zacarias, SAMDU e Santa Casa, numa longa jornada diária.

Seu prestígio como médico pediatra ultrapassou rapidamente os limites do município. Crianças de várias cidades próximas eram trazidas pelos seus pais para serem atendidas por Henrique Santillo, o médico.

Quando Fábio, filho de Jane e Moacir Junqueira ficou internado no Hospital Dom Bosco com meningite, Henrique praticamente não saiu da cabeceira de seu leito. Só deixando o hospital quando a criança estava totalmente curada, sem seqüela alguma. Os pais atribuíram a recuperação da criança a um verdadeiro milagre, pois o quadro era complexo.

A dedicação com que desenvolvia seu trabalho profissional fazia de Henrique um dos mais conceituados médicos de Anápolis. Sua credibilidade aliada à competência política fez com que fosse convidado a se filiar ao Movimento Democrático Brasileiro, depois de extintos os partidos políticos criados em 1946, dando lugar a Arena e MDB, em 1966.

No mesmo ano candidatou-se a vereador, alcançando a maior votação de todos os tempos em Anápolis.

A família foi muito importante na sua vitória. Nosso pai, Virgínio Santillo, como pequeno comerciante de cereais, o apresentou aos cerealistas e corretores do ramo. Romualdo, como redator e locutor noticiarista da Rádio Carajá, levou seu nome aos colegas da imprensa e todos os ouvintes da Rádio Carajá e eu, além de liderança estudantil, que era uma grande força na época, o apresentei aos desportistas e aos clubes amadores, como cronista esportivo e presidente da LAD. Foi um conjunto irresistível que surpreendeu até os mais experientes analistas da política anapolina.

O também candidato a vereador médico Elias Abrão era tido como o campeão de votos, pois era o nome preparado pela Arena para a sucessão do prefeito Raul Balduíno. Tinha um batalhão significativo de apoiadores que esperavam uma esmagadora vitória.

Enquanto isso os comandantes do MDB anapolino acreditavam até numa boa votação do jovem médico Henrique, porém duvidavam da sua eleição, por ser nome novo na política.

O resultado eleitoral apontando l.536 votos para Henrique Santillo e l.320 para seu colega, médico Elias Abrão, da ARENA, revelou a liderança emergente na política goiana no período ditatorial implantado no país a partir de l964.

A principal liderança arenista da política anapolina até então, o médico Elias Abrão, não mais disputou outras eleições por decisão própria e pela saúde debilitada pelo câncer que ceifou prematuramente sua vida.

Henrique começou como vereador para cumprir uma longa e brilhante carreira na política de Goiás e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário