domingo, 6 de junho de 2010

Raul Silva, o craque anapolino (III)

Publicado na edição de 06/06/2010 do jornal Diário da Manhã

Ainda no livro "Sou anapolino, com muito orgulho!", em que o médico Wolney Ronaldo Silva escreve a biografia do seu pai, Raul Silva, uma das maiores expressões do futebol anapolino de todos os tempos, relata que, em maio de 1942, o Anápolis Esporte Clube importou 12 jogadores de Ribeirão Preto e região, se transformando na maior expressão do futebol goiano, o Pantera Goiano. Os atletas eram todos profissionais. Ganhavam pequenos salários, mas eram todos profissionais. Apenas Raul Silva, nascido em Anápolis, como atleta amador, depois de muito relutar, fez parte do Pantera Goiano. Mais tarde Arnaldo Vento e Zeca Puglisi integraram a equipe.

Com o afastamento da União Esportiva Operária, o Anápolis Esporte Clube, Pantera Goiano, maior expressão futebolística estadual, arrasava os adversários. O ano de 1943 foi inigualável para uma equipe de futebol. Venceu todas as partidas que disputou: 3 x 2 sobre o Independente de Uberaba; 2 x 1 no Goiânia; 2 x 1 no Atlético Goianiense; 4 x 0 no Goianaz; 2 x 0 sobre o Uberlândia; 1 x 0 contra o Operário de Araguari; 7 x 2 no Goiás; 3 x 0 sobre o Anhanguera de Ipameri; 3 x 2 sobre o Sal Tropeiro de Uberlândia. 4 x 1 no Fluminense de Araguari; 4 x 1 sobre o Atlético Goianiense e 3 x 0 sobre a A.A. Pirenopolina. Fez ainda uma excursão invicta por Uberlândia, Uberaba e Araguari, no Triângulo Mineiro. No retorno goleou todas as equipes de Goiânia. No final de 1945 os jogadores profissionais que defendiam o Pantera Goiano retornaram aos seus estados de origem para disputarem o Campeonato Brasileiro de Seleções. A equipe voltou a jogar com craques anapolinos.

No dia 1º de maio de 1946, Geraldo Rodrigues de Siqueira não se conformando com o desaparecimento da União Operária, encabeçou movimento para o seu retorno. Os trabalhadores atenderam ao seu apelo e a equipe voltou. Dia 17 de abril de 1947, em partida amistosa e histórica, Anápolis Esporte Clube goleou a União Esportiva Operária por 10 x 2.

Ainda em 1947, depois de ser goleada impiedosamente pelo Anápolis por 10 x 2, a União Esportiva Operária, teve que se conformar em participar do 1º Campeonato Goiano de Futebol, disputando a chave do interior. Ao contrário o Anápolis Esporte Clube participou da elite, da chave de Capital. Atlético Clube Goianiense, sagrou-se campeão da Capital. A União Operária foi campeã da chave interiorana.

A diferença de categoria entre as duas equipes finalistas era colossal. O Atlético Goianiense possuía vários jogadores cobiçados pelos melhores time brasileiros. A União Operária era constituída por atletas anapolinos. Foram disputadas duas partidas entre os vencedores das duas chaves para que fosse conhecido o campeão goiano de 47. Uma em Anápolis e a segunda em Goiânia. Em Anápolis, no EstádioManoel Demóstenes. União Operária e Atlético Goianiense empataram em 0 x 0. A segunda partida, no Estádio Pedro Ludovico em Goiânia, Atlético Goianiense 2 x 3 União Esportiva Operária. Os gols dos anapolinos foram de Laudo, Chupeta e Moreno. Surpreendentemente, a União Operária sagrou-se a primeira campeã goiana.

Relata Álvaro Fernandes de Castro, que defendeu a União Operária: “O Atlético Goianiense, após o jogo, foi todo desmontado. Seus principais atletas foram vendidos: Tocafundo foi para o Palmeiras, Dida para o São Paulo, Bicho para Curitiba, Washington(Goiano) para o Corinthians, Paulo para a Itália. Quando Tocafundo nos entregou a taça de campeão, passou mal e desmaiou.” Não acreditava no acontecido!

Em outubro de de 1947, endividado e com a saída da familia Puglisi, o Annápolis Esporte Clube caminhava para o desaparecimento. No dia 21 de novembro jogou sua última partida ganhando por 1 x 0 do Goiás, no Estádio Manoel Demóstenes. Nesse jogo o Anápolis encerrou suas atividades esportivas com Thomaz, Ginu e Arnaldo; Nego, Iberê e Bento; Odir. Ítalo, Juvenal, Raul e Laudo. Em 1ºde janeiro de 1948 surgiu em substituição ao Anápolis Esporte Clube a Associação Atlética Anapolina. A primeira partida da Anapolina no Manoel Demóstenes foi em 18 de abril de 1948, quando venceu o Ferroviário de Araguari por 3 x 2.

Sob a presidência de João Beze, surgiu em abril de 1951 o Anápolis Futebol Clube em substituição à União Esportiva Operária. Em 10 de junho de 1951, foi disputado o primeiro clássico Anapolina x Anápolis, com vitória da rubra por 2 x l. Júlio Puglisi e Zeca Puglisi marcaram os gols da rubra...

Nenhum comentário:

Postar um comentário