domingo, 9 de janeiro de 2011

O conforto

Nas eleições de 1978, uma das duas vagas ao senado foi preenchida por senador biônico. Senador sem voto. Senador escolhido pelo partido que tivesse maioria de deputados nas Assembleias Legislativas. O MDB só tinha maioria no Rio de Janeiro. Nos outros Estados, inclusive Goiás, a maioria era da Arena. Aqui, o biônico foi Benedito Vicente Ferreira, o Benedito Boa Sorte. Eleito em 1970, seu mandato estava terminando em 1978.

O outro arenista eleito em 1970, cujo mandato terminava, era Osires Teixeira. Osires, Jonas Duarte e Jarmund Nasser compuseram as três sublegendas da Arena para enfrentar, pela vaga a ser preenchida pelo voto popular, os emedebistas Henrique Santillo e Juarez Bernardes.

Nos preparativos para a campanha eleitoral, a região mais problemática para Henrique Santillo foi o Entorno de Brasília. Juarez, por ser de Formosa, era tido como candidato natural da região. O diretório municipal do MDB de Luziânia se reuniu decidindo que, apesar de Juarez e Henrique serem do MDB, só apoiaria Juarez. Joaquim Domingos Roriz, que fora vereador, saiu candidato a deputado estadual. O MDB estava à procura de alguém que representasse o município para se contrapor a Jesus Meirelles, deputado pela Arena daquele município. Joaquim Roriz foi o escolhido para essa tarefa.

Como deputado federal, fui visitado em meu gabinete em Brasília, pelo saudoso vereador Carlos Melo, meu grande amigo e representante dos autênticos naquela cidade. Queria saber se não seria possível uma conversa nossa com Zequinha Roriz, irmão de Joaquim. Não só conversamos como acertamos apoio a Joaquim Roriz em alguns municípios que apoiaram Henrique Santillo a deputado estadual, em 1974. Imediatamente contatei companheiros dos municípios da estrada de ferro e outros mais próximos de Anápolis. O acordo político foi firmado entre nós. Em Luziânia, Henrique também teria o apoio do diretório. A ele seria dado o mesmo tratamento dispensado a Juarez Bernardes. Com a escolha de Helio Roriz, também de Luziânia, para ser suplente de Henrique Santillo o acordo ficou consolidado.

A princípio, no diretório de Luziânia, o apoio que estávamos dando à candidatura de Joaquim Roriz a deputado estadual não envolvia apoio à minha candidatura a deputado federal. Pela dedicação que tive com a candidatura de Roriz, acabei sendo apoiado naquela cidade. Recebi esmagadora votação. Henrique Santillo foi o mais votado em toda região. A dupla Henrique Santillo/Juarez Bernardes derrotou o trio arenista. Mais votado, Santillo foi aclamado senador, Juarez Bernardes o primeiro suplente e Helio Roriz segundo suplente. Joaquim Roriz e eu fomos os deputados mais votados, em Luziânia e Goiás.

Fatos marcantes e históricos aconteceram quando fui apresentar Roriz aos diretórios da região da Estrada de Ferro. A Leopoldo de Bulhões foram comigo Vicente Alencar, advogado do MDB anapolino e o vereador Walmir Bastos Ribeiro. A reunião aconteceu na casa do Ivo, por sugestão de Agenor, presidente municipal do MDB. Como tesoureiro, Ivo estava mais familiarizado com campanhas eleitorais. Fiz a apresentação do nosso indicado, ainda desconhecido do mundo político goiano, narrando suas qualidades de empresário em Brasília e fazendeiro. Falei da importância da sua eleição pelo fortalecimento da região do Entorno e da vantagem que representaria para Leopoldo Bulhões.

Enquanto fazia a apresentação, sem nenhuma cerimônia, cansado, Walmir Bastos dormia de roncar na cadeira ao fundo da sala. Aberto o debate para que os companheiros de Leopoldo Bulhões se manifestassem, Ivo falou em nome de todo diretório:

– Dr. Joaquim Domingos, nós aqui de Bulhões seguimos Adhemar e Henrique Santillo. Como o Adhemar está lhe apresentando, estamos de acordo em apoiá-lo...

– Obrigado! – agradeceu Roriz.

– Só que até agora nós os apoiamos sem pedir nenhuma ajuda financeira...

– Para que vocês querem ajuda financeira? – brincou Roriz.

– Para a gente fazer uma campanha com mais conforto!

– Rá, rá, rá, rá! – gargalhou Walmir Bastos, que acabara de acordar.

A partir daquele instante, Walmir só se referia ao ex-governador de Brasília como “Joaquim Conforto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário