terça-feira, 18 de setembro de 2012

Anápolis e sua caminhada histórica


Anápolis está completando 105 da sua Emancipação Política. Sua vida tem sido verdadeira epopéia de enfrentamentos históricos e vitórias consagradoras. A partir da mula que carregava numa das bruacas a imagem de Santana e empacou às margens do Córrego das Antas, quando os tropeiros aqui descansavam, sinalizando que ali nascia uma nova cidade, a luta dos anapolinos tem sido incessante e de infindáveis superações. Instalada em local privilegiado, centro das extremidades Sul e Norte do País, Anápolis é, permanentemente, surpreendida com novos desafios. Desafios fundamentais para Goiás e todo Brasil.

Suporte para que Pedro Ludovico pudesse construir, nos anos 30, Goiânia, a imponente e bela Capital do Estado; foi fato marcante na sua vitoriosa caminhada. Em 1935, ao receber a estrada de ferro, se incluiu no rol das grandes cidades com ligação direta a São Paulo e toda a região desenvolvida do País. Foi fundamental para que Juscelino Kubitscheck construísse Brasília, promovendo, de forma real, a verdadeira integração nacional. A Belém-Brasilia, na verdade São Paulo-Brasília-Belém, substituiu a precária estrada de tropeiros das regiões Sudeste, Centro e Norte por rodovias de união nacional. A Ferrovia Norte-Sul, que marcará uma nova fase do desenvolvimento nacional, por justiça e merecimento, cortará grande parte do município anapolino, numa homenagem à incansável luta da sua gente e sua estratégica localização geográfica.

Além dessas vitórias brilhantes e fundamentais em favor do desenvolvimento e pela unidade nacional, Anápolis abriga em seu seio a Base Aérea dos Mirage, que aqui foi instalada no início dos anos 70, para a defesa do seu espaço aéreo e soberania nacional. Agora, tendo ampliado suas atribuições de defesa aérea para toda a região amazônica brasileira. Em Anápolis se encontra o Porto Seco da região Centro Oeste do País alavancando não só seu progresso, mas o desenvolvimento nacional.

Da mesma forma que foi importante, fundamental, para a integração e consolidação da unidade nacional, Anápolis foi a mais marcante trincheira no combate ao autoritarismo implantado no Brasil a partir do golpe militar de março de 1964. Com suas lideranças populares cassadas, banidas da atividade política, o povo goiano contou com um grupo de anapolinos disposto a resistir. Com a convicção dos grandes estadistas e paciência de pacifistas tipo Gandhi, o grupo liderado pelo médico Henrique Santillo, não só substituiu as lideranças proscritas, como comandou a resistência democrática em todo o Estado de Goiás. Com firmeza, e sem radicalismo, não cedeu a nenhuma pressão.

Pela ação corajosa e persistente dos seus jovens representantes, Anápolis se destacou entre as principais trincheiras da oposição no combate à ditadura. Passou a ser conhecida e respeitada nacionalmente. Todo e qualquer anapolino, onde quer que se encontrasse, era visto e tratado, como democrata autêntico. Anápolis deixou de ser, apenas, uma cidade goiana com registro de fatos históricos marcantes na consolidação administrativa nacional, para se transformar em símbolo de amor à liberdade e à democracia. Esse é um capitulo do qual muito nos orgulhamos. Com uma vida recheada de conquistas administrativas e políticas, só temos que nos orgulhar de fazer parte desse time trabalhador, idealista e destemido. Parabéns gente anapolina pelos 105 anos de Emancipação Política. Obrigado pela sua participação na formação de um Brasil democrático e socialmente mais justo. Você, povo anapolino, é a coisa mais importante aqui existente, pela sua bravura e disposição para a luta. Sem essas qualidades, a Cidade seria insípida e sem vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário