segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A imprensa apenas informa acontecimentos do dia


Interessante como agredir a imprensa é o hobby preferido daqueles que são cobrados por ela para que tenham correção nos seus atos, respeito às leis e coerência no  comportamento. Algumas figuras que estiveram na linha de frente no combate à ditadura militar que se instalou no País de 1964 a 1985, imaginavam que aquela imagem positiva, de amor às liberdades democráticas e Estado Democrático de Direito, lhes daria salvo conduta  para todos os tempos. Que seriam eternizados como benfeitores da humanidade. Seriam inatacáveis, pois haviam sido lideres no combate à ditadura. Nunca serão esquecidos do bem que fizeram pela redemocratização do Brasil. Porém, com o fim do regime de exceção, imperando o respeito à Constituição e à leis, retorno à liberdade de imprensa, todos os brasileiros, tenham ou não participado do combate ao absolutismo que tanto infelicitou a nação, são iguais nos seus direitos e deveres. Não há como gozar de privilégios num País democrático. Aí está o valor da democracia. Cada um vale o quanto pesa. Pelo mérito, coerência, respeito às leis, crescem os mais competentes, esforçados e dedicados. As oportunidades  devem e têm que ser iguais. O valor individual é a principal e única medida que deve ser usada e observada.

Nesse caso do mensalão, em julgamento no Supremo Tribunal Federal, é o maior exemplo que que atos heróicos praticados no passado não credenciam ninguém a descumprir a Constituição e as leis.  As coisas não podem ser misturadas. Figuras como José Genoino e José Dirceu, foram importantes no combate à ditadura. A história daquela fase triste da nossa história política, sempre há de registrar o serviço que prestaram em favor da liberdade. Essa luta, contudo, não lhes dá  direito de  abusarem das normas democráticas que regem a sociedade brasileira. Usaram da estrutura do poder comprando apoio de parlamentares e partidos, para aumentar base de apoio ao governo ao qual pertenciam. O mensalão foi isso!  Tudo ficou claro, não só na CPMI, como nas votações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Atribuir à imprensa o resultado das votações e condenações de pessoas influentes do Partido dos Trabalhadores (PT), é lhe atribuir  força desmedida que ela não tem, e nem pretende ter. A imprensa só não deixou, e isso é seu dever, que os fatos prescrevessem ou caíssem no esquecimento. Tem noticiado os debates intensos e acalorados que ocorrem a cada sessão do STF, mas não influência no seu resultado final. Quando notícia que “o esquema do mensalão foi uma trama contra a democracia,” ou “tentativa do Partido dos Trabalhadores em querer ficar no poder, por dezenas de anos” apenas levam ao conhecimento público o que ministros como Celso de Mello ou Ayres Brito, externaram ao proferirem seu voto sobre os réus, no processo. Fica no entanto a lição: na verdadeira democracia, ninguém está acima da lei. Nem aqueles que num determinado momento praticaram ações históricas e heróicas.

Da mesma forma, nas eleições agora do 2º turno, em São Paulo, o candidato do PSDB, José Serra experimenta do veneno que seus marqueteiros usaram contra o candidato petista, Fernando Haddad, no primeiro turno das eleições. Para captarem votos, principalmente de evangélicos pentecostais, difundiram nas igrejas e nos programas de rádio e televisão, que Haddad como ministro da Educação, quisera difundir a “Cartilha Anti-Homofobia”, no Brasil. Nesse momento os marqueteiros de Haddad, devolvem a acusação a Serra, que como governador de São Paulo, em 2009, defendera a idéia de distribuir cartilha nas escolas públicas paulistas sobre o mesmo assunto.

Ao abordar o assunto, segundo o jornal Folha de S.Paulo, do último dia 17, Serra criticou o modo como a imprensa trata o assunto. Após discutir com jornalista da CBN, disse que essa é uma “pauta petista furada”. Depois, falou a jornalista do UOL, do Grupo Folha, que ela deveria “trabalhar com Haddad”. Nos dois casos a imprensa noticia os fatos. Bem melhor que na época da ditadura em que era forçada a esconder os acontecimentos, publicando receitas de bolo ou previsão do tempo! Foi para isso que lutamos. Só desaprova essas conquistas quem não é democrata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário