segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O apoio decisivo do “padrinho político”

Embora tenham predicados – capacidade política, poder de articulação, boa oratória e espírito público – a maioria dos políticos que conquistaram mandato de governador, senador, deputado federal, prefeito e vereador, nas últimas décadas em Goiás, se ancoraram em um padrinho.

Levantamento feito pelo Diário da Manhã mostra que, nos últimos decênios, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e vereadores foram vencedores nas urnas, graças ao apoio que receberam de seus protetores político-eleitorais, normalmente um influente parente.

Essa interferência direta do líder político, em benefício de um correligionário ou mesmo de um filho ou filha, ocorre em todas as siglas partidárias, no passado e no presente. E com resultados surpreendentes, não só na época dos “currais eleitorais”, assim como nos tempos atuais, conforme revela esta reportagem.

A família Caiado, que teve como principal expoente político o ex-senador Totó Caiado, lançou vários políticos desde o início do Século 20 que conquistaram mandatos eletivos em Goiás. Para citar apenas alguns: Emival, Elcival, Edenval, Brasílio, Sérgio e Ronaldo Caiado chegaram à Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Há outros exemplos de caiadistas que fizeram carreiras políticas na UDN, Arena, PDS, PFL e agora DEM.

Apartir da década de 60, Pedro Ludovico Teixeira, a maior expressão política do Estado e líder do forte PSD, lançou o jovem Mauro Borges, seu filho, na vida político-partidária, que elegeu-se deputado federal, governador, senador e novamente deputado federal. Paulo Borges Teixeira, irmão de Pedro, também chegou à Câmara Federal, pelo voto direto.

Mais tarde, Mauro Borges elegeu o filho Mauro Borges Júnior deputado estadual e outro filho, Pedro Ludovico Estivalet Neto, vice-prefeito de Goiânia.

O ex-governador Iris Rezende, outro expoente na liderança política do Estado, também exerceu e exerce forte influência na eleição de correligionários do PMDB e até parentes. Alguns exemplos: em 1994, foi o principal responsável pela eleição de Maguito Vilela a governador e a de Mauro Miranda a senador. Depois, Otoniel Machado chegou ao Senado como suplente do irmão, Iris. Dona Iris Araújo conquistou o primeiro mandato de deputada federal, na garupa e no prestígio do marido. Também o primo, Lívio Luciano, chegou à Assembleia Legislativa.

O ex-governador Henrique Santillo, que também construiu uma carreira política expressiva em Goiás pelo MDB e PMDB, deu respaldo aos irmãos Adhemar e Romualdo. Adhemar chegou à Câmara Federal e à Prefeitura de Anápolis. Romualdo à Assembleia Legislativa. Mais tarde, Carla Santillo, filha de Henrique, elegeu-se deputada estadual.

Marconi Perillo, três vezes governador de Goiás pelo PSDB, foi decisivo na eleição do primeiro mandato de senador de Demóstenes Torres (DEM). Mais uma vez, o apoio de Marconi desequilibrou a sucessão estadual e Alcides Rodrigues Filho (PP) conquistou o governo de Goiás. Para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa, Marconi deu respaldo a diversos candidatos vencedores e o exemplo mais destacado é o de Carlos Alberto Lereia (PSDB).

Maguito Vilela, ex-governador, senador e hoje prefeito de Aparecida de Goiânia pelo PMDB, turbinou as carreiras políticas do sobrinho, Leandro Vilela, deputado federal, e do filho, Daniel Vilela, deputado estadual.

Lúcia Vânia, que também conquistou, com brilhantismo, dois mandatos ao Senado da República e três à Câmara Federal, teve em Irapuan Costa Júnior, ex-governador e então marido, o principal cabo eleitoral no início da carreira, na década de 80.

O ex-governador Ary Valadão foi o responsável pela eleição do professor Anisio de Souza, à Câmara Federal. Maria Valadão conquistou dois mandatos à Câmara Federal, com o respaldo determinante do marido, ex-governador Ary Valadão (PDS).

Luiz José Bittencourt (PMDB), filho do ex-vice governador José Luiz Bittencourt, elegeu-se deputado estadual e deputado federal.

O ex-prefeito Hélio Seixo de Brito contribuiu diretamente para a eleição de dois filhos a vereador em Goiânia: Hélio de Brito Júnior e Ronaldo de Brito.

O deputado federal Jovair Arantes (PTB) lançou o filho, Henrique Arantes, hoje deputado estadual e seu provável sucessor na carreira política.

Thiago Peixoto, que elegeu-se deputado federal, pelo PMDB, teve como principal “cabo eleitoral” seu pai, o ex-ministro Flávio Peixoto.

Isaura Lemos (PC do B), deputada estadual, conquistou diversos mandatos tendo o marido, ex-vereador Euler Ivo, como principal “mentor” de suas campanhas.

Wagner Siqueira Júnior (PMDB) é deputado estadual em primeiro mandato. É filho do ex-deputado estadual e ex-deputado federal Wolney Siqueira.

Ademir Menezes (PSD) chegou à Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por dois mandatos, com o apoio decisivo do deputado federal e empresário Sandro Mabel.

Lincoln Tejota (PSD) exerce o primeiro mandato de deputado estadual, com o respaldo dos pais – ex-deputado estadual Sebastião Tejota e da ex-deputada estadual Betinha Tejota.

Francisco Gedda, deputado estadual em primeiro mandato, tem como principal incentivador o ex-governador Alcides Rodrigues.

Frederico Nascimento (PSD), também deputado estadual, é filho do ex-deputado Oton Nascimento.

Flávia Morais (PDT), deputada federal, é esposa do ex-prefeito de Santa Bárbara e Trindade, George Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário